terça-feira, 11 de maio de 2010

Brinquedotecas: cuidado ao escolher móveis, pisos e tecidos.

Confira as dicas da arquiteta Nadine Voitille para projetar um espaço especial para as brincadeiras de seu filho


Uma dica legal para quem tem crianças é destinar uma parte da casa só para brincadeiras. A brinquedoteca pode ajudar a criançada a ter senso de responsabilidade, pois os pequenos são “os donos” daquele espaço, sendo obrigados a mantê-lo limpo e organizado. Não é difícil juntar brinquedos de todos os tipos em um único espaço, mas alguns cuidados precisam ser tomados na hora de montar a brinquedoteca, é o que explicou a arquiteta Nadine Voitille. Confira trechos da entrevista e inspire-se:

O quarto de uma criança pode abrigar uma brinquedoteca ou o espaço precisa ser exclusivo?

Nadine Voitille - É possível reservar um espaço para uma brinquedoteca dentro do quarto da criança. O ideal é setorizar este local: diferenciar o piso através do uso de um tapete, por exemplo, ou ainda dispor os móveis de maneira a criar um “núcleo” de brincadeiras. Assim a criança acostuma-se a ver os ambientes de acordo com sua atividade, auxiliando na formação de conceitos e responsabilidades, como a necessidade de organização e divisão de tarefas.

Pensando na segurança das crianças, quais os materiais mais adequados para os móveis?

Nadine Voitille - Em uma brinquedoteca o ideal é utilizar poucos móveis deixando o espaço livre para as brincadeiras. Baús permitem armazenar rapidamente os brinquedos e prateleiras altas permitem guardar objetos que serão dados às crianças nos momentos adequados. É importante escolher móveis com cantos arredondados e resistentes, pois não podem soltar pedaços nem possibilitar acidentes.

Evite o uso do vidro. Boas opções são o MDF e a madeira maciça. Tapetes de fácil limpeza, como os de borracha, futons e mesas baixas são ótimas dicas.

É melhor comprar móveis já prontos ou fazer tudo sob medida?

Nadine Voitille - Espaços pequenos geralmente exigem uma maior organização e planejamento, o que é mais fácil de conseguir utilizando móveis sob medida. Desde que haja um bom planejamento, pode-se optar também por móveis prontos, até porque muitas lojas oferecem ambientes completos. Ou seja, a escolha dependerá do perfil do cliente: a praticidade de levar para casa algo pronto, que é só instalar, ou a de realizar um projeto dos móveis com medidas exclusivas e aguardar sua fabricação e instalação.

Quais tipos de tecidos podem ser utilizados em um projeto de uma brinquedoteca?

Nadine Voitille - O ideal é utilizar tecidos confortáveis ao tato e de fácil limpeza, como o poliéster para cortinas, já que amassam pouco, e o algodão. Para os estofados pode-se optar pela sarja ou o couro sintético. Dependendo do uso, este último pode furar facilmente, mas ambos os materiais possuem uma limpeza mais fácil.

Como pensar na iluminação? Janelas maiores para uma melhor iluminação ou aumentar o número de pontos de luzes artificiais?

Nadine Voitille - A iluminação pode ser uma combinação entre a luz natural e a artificial. Janelas amplas facilitam o contato da criança com o meio externo, observando o movimento, os pássaros, a chuva, o sol. Isso cria um espaço que estimula a harmonia e a tranqüilidade. Para isso é possível utilizar uma porta-janela, que dê acesso ao quintal, por exemplo, ou ainda um peitoril mais baixo com 40 cm de altura.

Quanto ao uso da iluminação artificial, o ideal é ter dois tipos de iluminação: uma direta (que pode ser fluorescente) e que ilumina todo o espaço auxiliando as brincadeiras, e outra indireta, para quando a criança utilizar um colchonete para dormir no local. Outra opção é utilizar um dimmer para controlar a luz do ambiente de acordo com a atividade que está sendo realizada.

O piso precisa agüentar o ritmo das crianças e ainda ser confortável ao mesmo tempo. Como resolver?

Nadine Voitille - Uma ótima opção para o piso é o uso do piso vinílico, que confere suavidade e conforto visual, apresentando limpeza fácil e rápida. Este tipo de piso também permite a criação de desenhos, criando espaços diferenciados e criativos.

Hagah

Fonte: http://revista.penseimoveis.com.br/especial/rs/editorial-imoveis/19,480,2867314,Brinquedotecas-cuidado-ao-escolher-moveis-pisos-e-tecidos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...