segunda-feira, 24 de maio de 2010

HIPERATIVIDADE

Autora: Marina S. Rodrigues Almeida


1. ORIGEM DO DIAGNÓSTICO NA HISTÓRIA DA MEDICINA:


• DIAGNÓSTICO DESCRITIVO/CONCEITUAL


• LCM - LESÃO CEREBRAL MÍNIMA


• DCM - DISFUNÇÃO CEREBRAL MÍNIMA


• DISTÚRBIO PÓS-ENCEFÁLICO


• REAÇÃO HIPERCINÉTICA DA INFÂNCIA


2. DESCRIÇÃO DIAGNÓSTICA ATUAL:


• DDA- DISTÚRBIO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO


• DHDA - DISTÚRBIO DE HIPERATIVIDADE COM DÉFICIT DE ATENÇÃO


• TDA - TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO


• THDA - TRANSTORNO DE HIPERATIVIDADE COM DÉFICIT DE ATENÇÃO


3. DEFINIÇÃO :


• O TERMO HIPERATIVIDADE É USADO PARA DEFINIR ALTERAÇÕES NO PENSAMENTO E NA AÇÃO (DISTRAÇÃO, IMPACIÊNCIA, ATIVIDADE EXCESSIVA, EMOTIVIDADE E IMPULSIVIDADE).


• A HIPERATIVIDADE É CONSIDERADA UM DISTÚRBIO DE INTERAÇÃO.


4. DESCRIÇÃO DO QUADRO CLÍNICO:


(PRESENÇA POR NO MÍNIMO 6 MESES)


TIPO DESATENTO TDA


• NÃO ENXERGA DETALHES OU É DESCUIDADO


• DIFICULDADE EM MANTER A ATENÇÃO


• PARECE NÃO OUVIR


• DIFICULDADE EM SEGUIR INSTRUÇÕES


• DIFICULDADE EM ORGANIZA-SE


• EVITA/NÃO GOSTA DE ATIVIDADES QUE EXIJAM ESFORÇO MENTAL PROLONGADO


• DISTRAI-SE COM FACILIDADE


• PERDE OBJETOS


• ESQUECIMENTO DAS ATIVIDADES


TIPO HIPERATIVO IMPULSIVO THDA


• INQUIETAÇÃO COM MÃOS E PÉS


• DIFICULDADE EM MANTER-SE SENTADA


• CORRE SEM DESTINO, SOBE, DESCE


• DIFICULDADE EM CONCENTRAR-SE SILENCIOSAMENTE


• RESPONDE COM IMPULSIVIDADE


• AGITAÇÃO CONSTANTE


• DIFICULDADE EM ESPERAR A VEZ


• INTERROMPE ATIVIDADES, DIÁLOGOS


TIPOS COMBINADOS


TIPOS NÃO ESPECÍFICOS


5. ETIOLOGIA/CAUSAS:


• GENÉTICA ? (PREVALÊNCIA NO SEXO MASCULINO ENVOLVE CROMOSSOMO "X")


• HEREDITARIEDADE


• MATURAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL


• FUNÇÕES BIOQUÍMICAS CEREBRAIS ( DOPAMINA)


• RELACIONAL (RELAÇÕES OBJETAIS) DA CRIANÇA X CUIDADOR (QUADRO DE PERSONALIDADE OU TRANSTORNO DEPRESSIVO DA MÃE OU CUIDADOR)


6.TRATAMENTOS:


• AINDA NÃO HÁ CURA, PRECISA SER CONTROLADA DURANTE TODA A INFÂNCIA.


• USO DE MEDICAÇÕES ( METILFENIDATO - RITALINA, DEXTROANFETAMINA - DEXEDRIN, IMIPRAMINA -TROFANIL)


• ACOMPANHAMENTOS NECESSÁRIOS: (NEUROLOGISTA/PSICÓLOGO/PSICOPEDAGOGO/ FONOAUDIÓLOGO/PSICOMOTRICISTA)


7. PROGNÓSTICO:


• QUANDO TRATADO COSTUMA MINIMIZAR OS SINTOMAS DURANTE A ADOLESCENCIA E ENTRADA DA FASE ADULTA, O COMPORTAMENTO SE TORNA MAIS ESTÁVEL.


• QUANDO NÃO TRATADO ADEQUADAMENTE DESENVOLVIMENTO NEGATIVO NA ADOLESCENCIA COMPROMETENDO A VIDA ADULTA.


• DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO MAIS LENTO


• ATIVIDADES PROFISSIONAIS DINÂMICAS: ESPORTES; ARTES, DRAMATURGIA, PROFISSÕES DE LIDERANÇA


8. TÉCNICAS PARA AJUDAR A CRIANÇA HIPERATIVA:


INTERAÇÃO NA COMUNICAÇÃO, ATENÇÃO/CONCENTRAÇÃO


• APRENDER A OUVIR OS OUTROS.


• PRESTAR ATENÇÃO.


• OLHAR PARA A PESSOA.


• NÃO FALAR ENQUANTO OS OUTROS ESTIVEREM FALANDO.


• PRESTAR ATENÇÃO SOBRE O QUE SE ESTÁ FALANDO.


• PENSAR SOBRE O QUE SE ESTÁ FALANDO.


• REVEZAR A FALA - DIÁLOGO.


• IDENTIFICAR-SE/ DIZER O NOME/APRESENTAR-SE.


• PERGUNTAR O NOME COM QUE ESTÁ FALANDO.


• DIZER ALGO SOBRE SI MESMA.


• INVESTIR NA AUTO - ESTIMA.


• OBSERVAR OS SENTIMENTOS E NOMEÁ-LOS.


• RECONHECER SEUS COMPORTAMENTOS CALMOS E ADEQUADOS.


• USAR LINGUAGEM POSITIVA: DESÇA/VENHA/FECHE.


• DIZER O QUE DESEJA.


• OFERECER AJUDA/COMPARTILHAR.


• APRENDER A AGRADAR, ELOGIAR, DESCULPAR-SE.






SUPORTAR FRUSTRAÇÕES


• VERIFICAR SE A CRINÇA COMPREENDEU A ORDEM.


• REPETIR AS INSTRUÇÕES PARA SI MESMO.


• REPETIR TAREFAS DE FORMA DIFERENTE.


• REALIZAR TAREFAS CUMPRINDO ETAPAS.


• FREAR COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS E TORNÁ-LOS VERBAL, EM LÚDICO- CRIATIVO.


• SER CAPAZ DE AGUARDAR A VEZ.


SOCIALIZAÇÃO


• SUGERIR UMA ATIVIDADE QUE SEJA MOTIVADORA.


• DECIDIR COM QUEM QUER REALIZAR.


• PODER PENSAR SOBRE QUANDO PERDE, GANHA OU QUANDO A RESPOSTA FOR "NÃO".


AGRESSIVIDADE


• A AGRESSVIDADE NÃO É CARACTERÍSTICA DA CRIANÇA HIPERATIVA, É UM AFETO QUE TODA PESSOA TEM.


• TER CONSCIÊNCIA SOBRE SEU COMPORTAMENTO.


• PENSAR SOBRE COMO OS OUTROS SE SENTEM E REAGEM A SUA AGRESSIVIDADE.


• PENSAR COMO PODERIA AGIR DE FORMA MENOS AGRESSIVA.


• DISCRIMINAR AGRESSIVIDADE COMO IMPULSO DESTRUTIVO DA AGRESSIVIDADE COMO IMPULSO CRIATIVO.


• O EDUCADOR DEVE FALAR DE SUAS LIMITAÇÕES PARA LIDAR COM A AGRESSIVIDADE.


RECOMPENSAS E PUNIÇÕES


• AS REGRAS DEVEM SER CLARAS E CONCISAS.


• CRIAR REGRAS, VALORES E PUNIÇOES RETIRADAS DO GRUPO CLASSE.


• AS RECOMPENSAS QUANDO USADAS DEVERÃO SER A CURTO ESPAÇO DE TEMPO.


• AS PUNIÇÕES DEVEM SER BREVES, IMEDIATAS E FIRMES.


• DAR ATENÇÃO IMEDIATAMENTE QUANDO O COMPORTAMENTO PARAR E APRESENTAR UM COMPORTAMENTO ACEITÁVEL.


ORIENTAÇÃO AOS EDUCADORES


• O PROFESSOR DEVE LER, INFORMAR-SE E ESTUDAR SOBRE HIPERATIVIDADE.


• DEVERÁ EXISTIR UMA ROTINA CONSISTENTE E PREVISÍVEL NA SALA DE AULA.


• ADEQUAR O TRABALHO PEDAGÓGICO COM TAREFAS POSSÍVEIS PARA A CRIANÇA.


• PREOCUPAR-SE COM A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA E NÃO COM CONTEÚDO PEDAGÓGICO.


• MANTER FORMAS DIFERENTES DE AVALIAÇÃO.


• MANTER ATIVIDADES E TAREFAS COMBINADAS NEGOCIANDO COM A CRIANÇA.


• ORIENTAR O GRUPO CLASSE PARA AJUDAR A CRIANÇA, EXPLICANDO SUAS NECESSIDADES E HABILIDADES.


• DESENVOLVER TRABALHO COM O GRUPO CLASSE COMO PARCEIROS AUXILIARES.


• TRABALHAR COM GRUPOS DE ALUNOS EM PROJETOS, ATIVIDADES, ETC...


• EVITAR CORREÇÕES EXCESSIVAS. OBSERVAR OS ERROS RECORRENTES E APONTÁ-LOS BUSCANDO A SOLUÇÃO.


• EVITAR ATIVIDADES REPETITIVAS E MECÂNICAS.


• AVALIAR A VALIDADE DE ENVIAR TAREFAS DOMICILIARES.


• ACOMPANHAR O TRATAMENTO DA CRIANÇA: SOBRE AS CONSULTAS, NOME DOS PROFISSIONAIS, SE FAZ USO DE MEDICAÇÃO, RELATÓRIOS ENVIADOS , PEDIR RELATÓRIOS, ETC...


• ORIENTAR OS PAIS SOBRE ALGUMA MODIFICAÇÃO NO COMPORTAMENTO DA CRIANÇA OU DÚVIDAS QUE POSSAM TER.


ORIENTAÇÃO AOS PAIS


• AS CRIANÇAS HIPERATIVAS PRECISAM DE ATENDIMENTOS ADEQUADOS.


• OS PAIS DEVEM PROCURAR INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS PARA CUIDAR DA CRIANÇA.


• SOMENTE ALGUMAS CRIANÇAS HIPERATIVAS SÃO MEDICADAS.


• HISTÓRIA DE HIPERATIVIDADE, TRANSTORNO DEPRESSIVO NOS PAIS OU EM OUTRO ELEMENTO NA FAMÍLIA, VERIFICAR HIPÓTESE DE HIPERATIVIDADE NA CRIANÇA.


• OS PAIS NÃO CAUSAM HIPERATIVIDADE NOS FILHOS, MAS SEU MODO DE INTERAGIR PODE AUMENTAR OU DIMINUIR O COMPORTAMENTO HIPERATIVO.


• OS PAIS DEVEM PROCURAR AJUDA QUANDO PERCEBEREM SUAS LIMITAÇÕES PARA LIDAREM COM A CRIANÇA.


BIBLIOGRAFIA:


"HIPERATIVIDADE"


SAN GOLDSTEIN E MICHAEL GOLDESTEIN


ED. PAPIRUS


"O COMPORTAMENTO HIPERATIVO"


RYON BRAGA


EDITORA CONSCIENTIA


"LIMITES SEM TRAUMA"


TANIA ZAGURY


ED. RECORD

Marina S. Rodrigues Almeida

Psicóloga, Pedagoga e Psicopedagoga

CRP 06/41029-6

marina@iron.com.br

Fonte: http://www.profala.com/arteducesp15.htm

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