Autora: Marina S. Rodrigues Almeida
1. ORIGEM DO DIAGNÓSTICO NA HISTÓRIA DA MEDICINA:
• DIAGNÓSTICO DESCRITIVO/CONCEITUAL
• LCM - LESÃO CEREBRAL MÍNIMA
• DCM - DISFUNÇÃO CEREBRAL MÍNIMA
• DISTÚRBIO PÓS-ENCEFÁLICO
• REAÇÃO HIPERCINÉTICA DA INFÂNCIA
2. DESCRIÇÃO DIAGNÓSTICA ATUAL:
• DDA- DISTÚRBIO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO
• DHDA - DISTÚRBIO DE HIPERATIVIDADE COM DÉFICIT DE ATENÇÃO
• TDA - TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO
• THDA - TRANSTORNO DE HIPERATIVIDADE COM DÉFICIT DE ATENÇÃO
3. DEFINIÇÃO :
• O TERMO HIPERATIVIDADE É USADO PARA DEFINIR ALTERAÇÕES NO PENSAMENTO E NA AÇÃO (DISTRAÇÃO, IMPACIÊNCIA, ATIVIDADE EXCESSIVA, EMOTIVIDADE E IMPULSIVIDADE).
• A HIPERATIVIDADE É CONSIDERADA UM DISTÚRBIO DE INTERAÇÃO.
4. DESCRIÇÃO DO QUADRO CLÍNICO:
(PRESENÇA POR NO MÍNIMO 6 MESES)
TIPO DESATENTO TDA
• NÃO ENXERGA DETALHES OU É DESCUIDADO
• DIFICULDADE EM MANTER A ATENÇÃO
• PARECE NÃO OUVIR
• DIFICULDADE EM SEGUIR INSTRUÇÕES
• DIFICULDADE EM ORGANIZA-SE
• EVITA/NÃO GOSTA DE ATIVIDADES QUE EXIJAM ESFORÇO MENTAL PROLONGADO
• DISTRAI-SE COM FACILIDADE
• PERDE OBJETOS
• ESQUECIMENTO DAS ATIVIDADES
TIPO HIPERATIVO IMPULSIVO THDA
• INQUIETAÇÃO COM MÃOS E PÉS
• DIFICULDADE EM MANTER-SE SENTADA
• CORRE SEM DESTINO, SOBE, DESCE
• DIFICULDADE EM CONCENTRAR-SE SILENCIOSAMENTE
• RESPONDE COM IMPULSIVIDADE
• AGITAÇÃO CONSTANTE
• DIFICULDADE EM ESPERAR A VEZ
• INTERROMPE ATIVIDADES, DIÁLOGOS
TIPOS COMBINADOS
TIPOS NÃO ESPECÍFICOS
5. ETIOLOGIA/CAUSAS:
• GENÉTICA ? (PREVALÊNCIA NO SEXO MASCULINO ENVOLVE CROMOSSOMO "X")
• HEREDITARIEDADE
• MATURAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
• FUNÇÕES BIOQUÍMICAS CEREBRAIS ( DOPAMINA)
• RELACIONAL (RELAÇÕES OBJETAIS) DA CRIANÇA X CUIDADOR (QUADRO DE PERSONALIDADE OU TRANSTORNO DEPRESSIVO DA MÃE OU CUIDADOR)
6.TRATAMENTOS:
• AINDA NÃO HÁ CURA, PRECISA SER CONTROLADA DURANTE TODA A INFÂNCIA.
• USO DE MEDICAÇÕES ( METILFENIDATO - RITALINA, DEXTROANFETAMINA - DEXEDRIN, IMIPRAMINA -TROFANIL)
• ACOMPANHAMENTOS NECESSÁRIOS: (NEUROLOGISTA/PSICÓLOGO/PSICOPEDAGOGO/ FONOAUDIÓLOGO/PSICOMOTRICISTA)
7. PROGNÓSTICO:
• QUANDO TRATADO COSTUMA MINIMIZAR OS SINTOMAS DURANTE A ADOLESCENCIA E ENTRADA DA FASE ADULTA, O COMPORTAMENTO SE TORNA MAIS ESTÁVEL.
• QUANDO NÃO TRATADO ADEQUADAMENTE DESENVOLVIMENTO NEGATIVO NA ADOLESCENCIA COMPROMETENDO A VIDA ADULTA.
• DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO MAIS LENTO
• ATIVIDADES PROFISSIONAIS DINÂMICAS: ESPORTES; ARTES, DRAMATURGIA, PROFISSÕES DE LIDERANÇA
8. TÉCNICAS PARA AJUDAR A CRIANÇA HIPERATIVA:
INTERAÇÃO NA COMUNICAÇÃO, ATENÇÃO/CONCENTRAÇÃO
• APRENDER A OUVIR OS OUTROS.
• PRESTAR ATENÇÃO.
• OLHAR PARA A PESSOA.
• NÃO FALAR ENQUANTO OS OUTROS ESTIVEREM FALANDO.
• PRESTAR ATENÇÃO SOBRE O QUE SE ESTÁ FALANDO.
• PENSAR SOBRE O QUE SE ESTÁ FALANDO.
• REVEZAR A FALA - DIÁLOGO.
• IDENTIFICAR-SE/ DIZER O NOME/APRESENTAR-SE.
• PERGUNTAR O NOME COM QUE ESTÁ FALANDO.
• DIZER ALGO SOBRE SI MESMA.
• INVESTIR NA AUTO - ESTIMA.
• OBSERVAR OS SENTIMENTOS E NOMEÁ-LOS.
• RECONHECER SEUS COMPORTAMENTOS CALMOS E ADEQUADOS.
• USAR LINGUAGEM POSITIVA: DESÇA/VENHA/FECHE.
• DIZER O QUE DESEJA.
• OFERECER AJUDA/COMPARTILHAR.
• APRENDER A AGRADAR, ELOGIAR, DESCULPAR-SE.
SUPORTAR FRUSTRAÇÕES
• VERIFICAR SE A CRINÇA COMPREENDEU A ORDEM.
• REPETIR AS INSTRUÇÕES PARA SI MESMO.
• REPETIR TAREFAS DE FORMA DIFERENTE.
• REALIZAR TAREFAS CUMPRINDO ETAPAS.
• FREAR COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS E TORNÁ-LOS VERBAL, EM LÚDICO- CRIATIVO.
• SER CAPAZ DE AGUARDAR A VEZ.
SOCIALIZAÇÃO
• SUGERIR UMA ATIVIDADE QUE SEJA MOTIVADORA.
• DECIDIR COM QUEM QUER REALIZAR.
• PODER PENSAR SOBRE QUANDO PERDE, GANHA OU QUANDO A RESPOSTA FOR "NÃO".
AGRESSIVIDADE
• A AGRESSVIDADE NÃO É CARACTERÍSTICA DA CRIANÇA HIPERATIVA, É UM AFETO QUE TODA PESSOA TEM.
• TER CONSCIÊNCIA SOBRE SEU COMPORTAMENTO.
• PENSAR SOBRE COMO OS OUTROS SE SENTEM E REAGEM A SUA AGRESSIVIDADE.
• PENSAR COMO PODERIA AGIR DE FORMA MENOS AGRESSIVA.
• DISCRIMINAR AGRESSIVIDADE COMO IMPULSO DESTRUTIVO DA AGRESSIVIDADE COMO IMPULSO CRIATIVO.
• O EDUCADOR DEVE FALAR DE SUAS LIMITAÇÕES PARA LIDAR COM A AGRESSIVIDADE.
RECOMPENSAS E PUNIÇÕES
• AS REGRAS DEVEM SER CLARAS E CONCISAS.
• CRIAR REGRAS, VALORES E PUNIÇOES RETIRADAS DO GRUPO CLASSE.
• AS RECOMPENSAS QUANDO USADAS DEVERÃO SER A CURTO ESPAÇO DE TEMPO.
• AS PUNIÇÕES DEVEM SER BREVES, IMEDIATAS E FIRMES.
• DAR ATENÇÃO IMEDIATAMENTE QUANDO O COMPORTAMENTO PARAR E APRESENTAR UM COMPORTAMENTO ACEITÁVEL.
ORIENTAÇÃO AOS EDUCADORES
• O PROFESSOR DEVE LER, INFORMAR-SE E ESTUDAR SOBRE HIPERATIVIDADE.
• DEVERÁ EXISTIR UMA ROTINA CONSISTENTE E PREVISÍVEL NA SALA DE AULA.
• ADEQUAR O TRABALHO PEDAGÓGICO COM TAREFAS POSSÍVEIS PARA A CRIANÇA.
• PREOCUPAR-SE COM A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA E NÃO COM CONTEÚDO PEDAGÓGICO.
• MANTER FORMAS DIFERENTES DE AVALIAÇÃO.
• MANTER ATIVIDADES E TAREFAS COMBINADAS NEGOCIANDO COM A CRIANÇA.
• ORIENTAR O GRUPO CLASSE PARA AJUDAR A CRIANÇA, EXPLICANDO SUAS NECESSIDADES E HABILIDADES.
• DESENVOLVER TRABALHO COM O GRUPO CLASSE COMO PARCEIROS AUXILIARES.
• TRABALHAR COM GRUPOS DE ALUNOS EM PROJETOS, ATIVIDADES, ETC...
• EVITAR CORREÇÕES EXCESSIVAS. OBSERVAR OS ERROS RECORRENTES E APONTÁ-LOS BUSCANDO A SOLUÇÃO.
• EVITAR ATIVIDADES REPETITIVAS E MECÂNICAS.
• AVALIAR A VALIDADE DE ENVIAR TAREFAS DOMICILIARES.
• ACOMPANHAR O TRATAMENTO DA CRIANÇA: SOBRE AS CONSULTAS, NOME DOS PROFISSIONAIS, SE FAZ USO DE MEDICAÇÃO, RELATÓRIOS ENVIADOS , PEDIR RELATÓRIOS, ETC...
• ORIENTAR OS PAIS SOBRE ALGUMA MODIFICAÇÃO NO COMPORTAMENTO DA CRIANÇA OU DÚVIDAS QUE POSSAM TER.
ORIENTAÇÃO AOS PAIS
• AS CRIANÇAS HIPERATIVAS PRECISAM DE ATENDIMENTOS ADEQUADOS.
• OS PAIS DEVEM PROCURAR INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS PARA CUIDAR DA CRIANÇA.
• SOMENTE ALGUMAS CRIANÇAS HIPERATIVAS SÃO MEDICADAS.
• HISTÓRIA DE HIPERATIVIDADE, TRANSTORNO DEPRESSIVO NOS PAIS OU EM OUTRO ELEMENTO NA FAMÍLIA, VERIFICAR HIPÓTESE DE HIPERATIVIDADE NA CRIANÇA.
• OS PAIS NÃO CAUSAM HIPERATIVIDADE NOS FILHOS, MAS SEU MODO DE INTERAGIR PODE AUMENTAR OU DIMINUIR O COMPORTAMENTO HIPERATIVO.
• OS PAIS DEVEM PROCURAR AJUDA QUANDO PERCEBEREM SUAS LIMITAÇÕES PARA LIDAREM COM A CRIANÇA.
BIBLIOGRAFIA:
"HIPERATIVIDADE"
SAN GOLDSTEIN E MICHAEL GOLDESTEIN
ED. PAPIRUS
"O COMPORTAMENTO HIPERATIVO"
RYON BRAGA
EDITORA CONSCIENTIA
"LIMITES SEM TRAUMA"
TANIA ZAGURY
ED. RECORD
Marina S. Rodrigues Almeida
Psicóloga, Pedagoga e Psicopedagoga
CRP 06/41029-6
marina@iron.com.br
Fonte: http://www.profala.com/arteducesp15.htm
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