1 – Permita que as crianças desenhem livremente e escolham qual material utilizar: canetinha, tinta, lápis de cor, giz de cera, entre outros.
2 – Converse com as crianças sobre o que ela está fazendo.
3 – Permita que a criança escolha entre desenhar, moldar argila ou criar a partir de sucatas.
4 – Preste atenção em seus gestos durante as produções, pois isso diz muito sobre a intenção do que ela está fazendo.
5 – Pergunte o que ela produziu.
6 – Estimule a conversa em roda sobre as produções do grupo, par que todos opinem e percebam o percurso criador de cada um.
7 – Tenha um diário de registros para anotar o que elas contam sobre suas produções.
8 – Fixe as produções dos alunos à altura de seus próprios olhos, para que sejam observadas por eles.
Fazemos um convite a você, professor, para realizar um trabalho com arte que ainda não tenha experimentado: criação de espaço que facilite o ato criador. Que busque a valorização da livre expressão, o respeito e a troca, que seja o lugar de múltiplas linguagens e expressões, espaço privilegiado de apropriação e produção cultural.
Fonte: Revista do Professor. Porto Alegre. Ano 26, N. 104. out/dez.2010.
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