quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Pufe de garrafa PET

É possível fazer um pufe somente com garrafas PET. Uma professora de Porto Alegre ensina na sala de aula a transformar o material que iria para o lixo em um colorido móvel para a criançada.

Com apenas alguns minutos de trabalho, a professora Lúcia Lemos cria chaveiros, brinquedos, móbiles e até a decoração da festa junina da escola – tudo de garrafa PET, que também é a base da aula de reciclagem da turminha do jardim de infância. "No momento em que eles vão construindo, aprendem a valorizar o trabalho deles mesmos”, avalia a professora.

O JH visitou a aula em que os alunos aprenderam a fazer um pufe para sentar. Veja como fazer.

Material:

- dois rolos grandes de fita adesiva

- 240 tampinhas coloridas

- tesoura

- estilete

- 32 garrafas PET

O primeiro passo é cortar 16 garrafas na altura do gargalo, usando o estilete e depois a tesoura – o que deve ser feito por um adulto. As crianças podem ajudar no trabalho colocando 15 tampinhas dentro de cada garrafa cortada.

A parte de cima, que foi cortada, é usada para prendê-las no fundo da garrafa. Depois, uma garrafa inteira é encaixada dentro da outra, com bastante força.

As emendas são cobertas com fita adesiva, São necessários 16 bastões de garrafas, que são presos em duplas e depois em grupos de quatro, com camadas de fita em cima, embaixo e no meio. O pufe está completo quando se juntam quatro conjuntos de quatro bastões cada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...