quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

“O Desenho das Crianças Esconde”.

Revista Criar abril/2008

O Significado das Cores:

Vermelho: Uma série de desenhos com dominante em vermelho pode ser o reflexo de uma certa excitação ou de uma necessidade de movimento. E certa agressividade.

Azul: Demonstra que a criança tem uma vida interior bem desenvolvida. Simboliza também paz e tranqüilidade. Em certos casos, poderá significar passividade e mesmo resignação.

Violeta: Representa a fusão dos contrários. A criança provavelmente se ressente das tensões que a tornam ansiosa.

Verde: A criança dá sinais de um certo narcisismo e necessidade de ser reconhecida pelos outros. A criança que a usa tem um caráter voluntarioso.

Marrom: Todos os castanhos derivados dessa cor são muito usados antes da idade de 6 anos. Cor da terra que representa as necessidades primitivas, procura segurança. As crianças a vêem, com freqüência como símbolo das tintas saídas das matérias façais. É porque no momento da aprendizagem da propriedade a criança a quem proibiram de brincar com seus excrementos, encontra um prazer compensatório em encher suas folhas de cores castanhas.

Amarelo: Uma cor muito luminosa, demonstrar grande alegria de viver. A criança é de temperamento aberto e ama descoberta que o futuro lhe reserva. Em excesso, pode significar angústia.

Laranja: A criança escolhe essa mistura de amarelo e vermelho quando sente um grande desejo de se sobressair. Cor de alegria, pois revela um caráter extrovertido.

Preto: É antes de tudo, a negação da cor. Pode servir é claro, para dar vida a outras cores. Mas se é usada em grande quantidade, a criança está dando sinais de angústia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...