quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Jogos de Conhecimentos

1. Jogo do Cinco ( matemática)

Material: um baralho com 32 cartas, sendo 8 com cada número de 1 a 4.

Formação: grupos de 2 a 4 participantes.

Desenvolvimento: as cartas são embaralhadas e distribuídas 3 para cada jogador, 4 ficam na mesa, viradas para cima, o restante é o “monte”. O primeiro jogador compra uma carta do monte e, com uma carta sua e as cartas da mesa, tenta somar cinco. Caso não consiga, descarta uma, ficando com 3 cartas na mão ganha o jogo quem acabar primeiro as cartas da mão.

Objetivo: desenvolver a noção de quantidades, adição, seqüência.

2. Jogo da Pirâmide (matemática)

Formação: grupos de 2 a 4 participantes.

Desenvolvimento: o jogador lança os dados, devendo tirar o número exato que corresponde a um lado da pirâmide, ou seja, na1ª jogada, 1 (topo da pirâmide) ou 10 (base e laterais).

Objetivo: desenvolve o raciocínio, sistematiza a contagem, avaliar possibilidades, noção de seqüência e respeito as regras.

3. Jogo do Stop

Material: ampulheta, uma caixinha com fichas escritas: brinquedos, frutas, animais, cidades, meios de transportes, etc., papel e lápis para cada participante.

Formação: mínimo de 2 participantes.

Desenvolvimento: cada jogador, na sua vez, tira uma ficha da caixinha, lê para os colegas, vira a ampulheta, e todos tem que escrever a maior quantidade de palavras referentes, dentro do tempo da ampulheta. A seguir, todos lêem seus registros.

Objetivo: desenvolver a atenção, pensamento lógico, vocabulário, ortografia, habilidade manual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...