quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Tipos de Brinquedotecas

Diferentes Tipos de Brinquedotecas, e cada uma com uma função também definida.

1. Brinquedoteca Lekotek: são Brinquedotecas criadas para atendimento de crianças portadoras de deficiência.

Objetivos: atender às crianças deficientes, mantendo um trabalho individualizado; oferecer à família orientação sobre o brincar.

2. Brinquedoteca Hospitalar: é um espaço lúdico, criado geralmente nas unidades pediátricas de hospitais, como alternativa de atenção à criança hospitalizada.

Objetivos: preparar a criança para situações novas; favorecer o bem estar da criança; amenizar os traumas de internação, minimizar os entraves relacionados à doença e ao tratamento.

3. Brinquedoteca Terapêutica: são instaladas em clínicas, destinadas ao tratamento de dificuldades específicas, usando o brinquedo como instrumento terapêutico.

Objetivo: auxilia a criança a superar dificuldades específicas; orientar a família sobre os brinquedos que auxiliam na recuperação do paciente, emprestar brinquedos como tratamento.

4. Brinquedoteca Comunitária: são mantidas por associações, prefeituras ou organizações filantrópicas.

Objetivos: criar espaço para integração social e expressão da cultura; oferecer um ambiente lúdico como atividade de lazer; promover ações recreativas e comunitárias.

5. Brinquedoteca Escolar: são instaladas em escolas ou Secretarias de educação e usam os jogos e brinquedos como instrumentos pedagógicos.

Objetivos: promover a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno através do lúdico; criar acervos que propiciem o uso de jogos em diferentes áreas do conhecimento; capacitar professores para uso adequado do jogo na educação.

6. Brinquedoteca Universitária: instaladas em universidades ou centros de formação de recursos humanos.

Objetivos: desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão, tendo como estratégia os jogos e brinquedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...