quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Origem da Brinquedoteca

A Brinquedoteca surgiu por volta de 1934, na época da grande depressão econômica americana na cidade de Los Angeles ficando conhecida como Toy Loam.

Foi mais enfaticamente desenvolvida e expandida na Suécia em 1963 ficando conhecida como lekotec. Na Inglaterra, a partir de 1967 surgiram as oy Libraries ( Biblioteca de Brinquedo). Em 1987, no Congresso Internacional de Toy Libraries em Toronto, Canadá, foi questionada adequação do nome Toy Libraries e logo após, no Canadá, muitas delas tornaram-se Centro de recursos para famílias.

E no Brasil? A exemplo das lekoteks da Suécia, em 1971, por inauguração do Centro de Habiblitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE - uma grande exposição de brinquedos pedagogicos.

Em 1973, este setor implantou o Sistema de Rodízio de brinquedos e Materiais Pedagógicos, a Ludoteca. Todos os brinquedos foram então cenralizados e passaram a serem usados nos moldes de uma biblioteca circulante.

Em 1984 é fundada a ABB ( Associação Brasileira de Brinquedos). É o brincar propriamente dito.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa! Os pais e educadores precisam entender que a criança se desenvolve e aprende enquanto brinca, e que esse é um momento de o adulto conhecer a crainça através de suas atitudes enquanto brinca.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...