quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Idades e Brinquedos Ideais:

As brincadeiras são capazes de desenvolver potencialidades e estimular a criatividade, entre outros fatores. É preciso ampliar a complexidade, e despertar o interesse da criança, durante todo o seu crescimento. Confira o brinquedo ideal para cada faixa etária a partir de um ano:

De 1 ano a 1 ano e ½
Imita sons e reconhece objetos. Adora brincar de espalhar e guardar tudo.
Sugestões: caixote com objetos de formas geométricas; cubos, círculos e triângulos de plástico ou feltro; potes e tampas; panelinhas.

De 1 ano e ½ a 2 anos
A criança já reconhece algumas cores e formas. Gosta de brinquedos que possa empurrar, puxar, encaixar e explorar com os dedos. Adora tentar descobrir como as coisas funcionam.
Sugestões: brinquedos de montar, bichinhos de plástico, cubos com formas vazadas para encaixar peças similares, carrinhos e caminhões, chaves.

De 2 anos a 2 anos ½
Após os 2 anos a criança começa a descobrir o prazer em brincar com o outro. Reconhece cores, formas e espessuras.
Sugestões: blocos lógicos com cores primárias e diferentes tamanhos e espessuras, blocos de madeira com diferentes formas e tamanhos para fazer torres e pequenas construções.

3 anos
É nesta fase que a lateralidade (destra ou canhota) normalmente se define.
Sugestões: cubos de tecido, onde cada lado existe um treino motor como zíperes, botões e ganchos para abrir e fechar; cubos com tamanhos decrescentes e que se encaixam um dentro do outro, para serem empilhados.

4 anos
A criança apresenta maior coordenação global e conseqüentemente coordenação fina. Começa a se interessar por brincadeiras coletivas e demonstra maior equilíbrio.
Sugestões: jogos em equipe com uso de bola e bastões, bicicleta, trabalhos manuais, com tesoura de ponta redonda e sob supervisão de adultos.

5 anos
Descobre a satisfação em tentar resultados diferentes e conseguir realizar trabalhos esteticamente bonitos.
Sugestões: modelagem em massinha, argila ou gesso; canetas e caderno de desenho, quebra-cabeças, pula-corda, jogos coletivos com regras e objetivos mais elaborados.

6 anos
Surge um interesse maior por jogos eletrônicos e computador. Há bastante polêmica neste sentido, mas é preciso saber dosar, pois são tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano moderno e também são muito ricas para desenvolvimento de raciocínio e estratégia.
Sugestões: jogos eletrônicos ou de computador, bonecos e bonecas, palavras cruzadas, jogos com figuras e letras que representem a letra inicial do objeto.


7 a 9 anos
Raciocínio lógico pode ser usado quase em sua totalidade, permitindo o trabalho com jogos de estratégias simples.
Sugestões: jogo da velha, jogo de damas, trilha.

10 a 12 anos
Pensamento lógico desenvolvido em sua plenitude. Podem-se usar jogos mais complexos e estratégias que necessitem de abstração.
Sugestões: jogos de tabuleiro que forcem cálculos, previsões, custos e lucros; jogos de conhecimento geral com perguntas e respostas das mais diversas áreas de conhecimento.

Um comentário:

  1. Nossaaaaaaaaaa! Finalmente eu encontrei alguém que é apaixonada por BRINQUEDOTECAS assim como eu.Eu definitivamente AMEI seu blog sou sua seguidora .Convido você para me fazer uma visitinha.
    http://sacolaludicadamonoludica.blogspot.com/
    Bjs te espero por lá.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...